SAFT ==> PBI
Em primeiro lugar desde logo um ponto prévio, não pretendo fazer deste ficheiro um negócio, e esse aspeto tem duas consequências:
- Nunca vou cobrar nada por ele e ele será de livre utilização por quem o quiser usar.
- Obviamente, não sendo um negócio, o tempo que vou aplicar no mesmo será em função das disponibilidades, e todos sabemos que o tempo é escasso.
1º Passo - Instalar o Microsoft Power BI
Para utilizar o ficheiro, terá de ter instalado o Power BI (Obter Power BI Desktop - Microsoft Store pt-PT).
NOTA: SE o PC tem menos de 4MB de memoria nem vale a pena tentar, e o ideal será que tenha no mínimo 8.
2º Passo - Criar a pasta C:\PBI_SAFT (e colocar lá os ficheiros)
Sera necessario criar a pasta C:\PBI_SAFT, e depois terá de colocar os ficheiros SAFT que pretende importar nessa pasta, copiando tambem o ficheiro pbix que fez download na mesma pasta, posteriormente esta localização poderá ser alterada, através dum parâmetro, mas para já é obrigatório que os ficheiros SAFT estejam localizados nessa pasta.
De notar que vão ser importados todos os ficheiros XML incluidos na pasta pelo que na pasta devem ser colocados apenas os 2 ficheiros SAFT da empresa que pretende analisar.
PS: o processo de importação, depende do tamanho dos ficheir os SAFT pelo que pode ser algo demorado no caso de os ficheiros serem grandes.
3º Passo - Fazer o download dos Quadros da empresa e do sector no site do Banco de Portugal
Ir ao site do banco de Portugal, autenticar-se com a senha das finanças da empresa e fazer o download dos quadros do setor do banco de Portugal em formato excel, e depois gravar o ficheiro para a pasta criada no passo 2, com o nome dado por defeito pelo site do banco de Portugal. (RelatorioQES.XLS – se o nome for diferente vai dar erro).
4º Passo - Abrir o ficheiro PBIX e atualizar os dados
Depois de colocar todos os ficheiro na pasta correta (
C:\PBI_SAFT) deve abrir o ficheiro PBIX que fez download e atualizar os dados, e serão atualizados todos os Dashboard´s do ficheiro com base nos ficheiros SAFT que colocou na pasta respetiva.Os mesmos são interativos e pode explorar o ficheiro, incluindo o ficheiro 10 Dashboard´s.
O ficheiro automaticamente adapta-se para empresas que usem o normativo geral (Taxonomias S) ou o das micro entidades (taxonomias M), no entanto os dois ficheiros devem ter o mesmo normativo.