Notícias

Saldos líquidos Contabilísticos

06-03-2021 12:19

Nota previa: Este post não pretende manifestar qualquer tipo de concordância ou discordância com a utilização do SAFT da contabilidade para pré-preenchimento da IES, apenas pretende chamar a atenção para algumas questões técnicas (quer contabilísticas quer de índole de “construção” do ficheiro) que podem levar a constrangimentos e que, portanto, importa considerar e resolver, a discussão política que seja feita noutros post´s.

Os saldos líquidos na validação do SAFT da contabilidade.

 

Existem um conjunto de validações que serão feitas aquando da futura entrega do ficheiro SAFT da contabilidade, que importa levar em consideração.

Muitas delas resultam de um ficheiro em EXCEL que veio impor regras, das quais não vou discutir o mérito, e muito menos a conformidade contabilística das mesmas, apenas vou ao longo desta (e de próximas) reflexão abordar a forma como, caso estas restrições se mantenham possamos viver de forma pacifica com elas.

A primeira a que me proponho refletir é uma que nem esta expressamente definida no ficheiro EXCEL, mas que resulta da essência da contabilidade, no entanto em algumas circunstâncias, por mero lapso ou omissão não é integralmente cumprida.

Facilmente qualquer profissional da área da contabilidade, compreende que nenhum item pode sofrer uma depreciação/amortização acumulada (ou imparidade) que exceda o seu valor “bruto” contabilístico o que levaria a termos valores líquidos negativos de ativos, ou seja transformávamos artificialmente, através do reconhecimento perdas de valor que excediam o seu valor de aquisição, ativos em passivos.

Concretizando, não é possível na rubrica equipamento administrativo, termos valor de aquisição de 100.000,00€ e depois termos depreciações acumuladas na mesma rubrica de 100.000,01€.

A atual situação de utilização do SAFT da contabilidade para pré-preenchimento da IES, fará com que um SAFT com este tipo de dados seja rejeitado, pelo que importa desde logo prevenir e resolver estas situações de forma a evitar constrangimentos futuros.

Sendo inclusive importante destacar que a validação destes potenciais erros será (em princípio) feita em 2 momentos, nos saldos de abertura e nos saldos de encerramento de contas.

Desta forma e pensando no panorama atual, e desconsiderando potenciais novos deslizamentos dos prazos, será importante que os saldos de abertura do ano de 2021 sejam expurgados destes erros, de forma que depois ao enviar-mos o ficheiro SAFT de 2021, não sejamos surpreendidos pela sua existência.

Importa ainda relembrar que face às regras que a AT impõe às softwares houses para obter o SVAT, podem existir constrangimentos a que o saldo de abertura de 2021 seja diferente do saldo de encerramento de 2020, pelo que é importante que estes potenciais erros sejam expurgados ainda durante o período de 2020 de forma a que o ficheiro SAFT de 2021 não nos cause dores de cabeça desnecessárias.

 

PS: Abaixo seguem quadros com todas as situações em que importa verificar a questão dos saldos líquidos, pois embora no post tenha centrado a análise nos AFT, esta questão é transversal, aplicando-se ás contas 21, 22, 23, 26, 27, 32 a 36, além da classe 4.

Mapa controlo saldos liquidos S.pdf (186583)
Mapa controlo saldos liquidos.pdf (168049)
 

EVE0519

26-11-2019 10:07

Bom dia

Conforme combinado disponibilizo abaixo a apresentação da formação EVE0519 ministrada em Bragança, Chaves e Vila Real.

EVE0519 - Encerramento de Contas de 2019

Votos de bom trabalho para todos.

 

SEG5019 - Encerramento de contas 2019

10-11-2019 20:49

Boa Noite

Disponibilizo abaixo a apresentação da Formação SEG5019 - Encerramento de contas 2019, a ministrar amanha dia 11/11/2019 na delegação de Vila Real da OCC.

 

Apresentação SEG 5019 

 

Votos de bom Trabalho

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>